segunda-feira, 21 de maio de 2012

 

O que é CTI?
O CTI é uma unidade hospitalar para pacientes que necessitam de cuidados intensivos oferecidos por uma equipe especializada composta por profissionais de diferentes áreas.O objetivo do CTI é oferecer tratamento intensivo para que o paciente se recupere o mais rápido possível.
 
Quais os pacientes que se beneficiam com o CTI?
 
São aqueles que, por qualquer descompensação clínica, ou por terem realizado cirurgias complexas e de longa duração, necessitem de observação cuidadosa 24 horas por dia.
 
Quais são os profissionais que trabalham no CTI?
 
Médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem; psicólogos, serviço de nutrição, auxiliar de escritório e auxiliar de limpeza. A equipe do CTI tem como objetivo dar a melhor assistência a todos os pacientes e oferecer apoio aos seus familiares.
 
Que aparelhos são mais utilizados pelo paciente no CTI?
 
Os aparelhos utilizados no CTI poderão causar estranheza, mas servem para o controle contínuo da equipe sobre o estado do paciente:
 
Monitor: É um equipamento computadorizado que fornece diferentes dados sobre o paciente, como: freqüência cardíaca, pressão arterial, nível de oxigênio no sangue e temperatura.
Máscara facial: Serve para oferecer o oxigênio necessário para o paciente.
Respirador/tubo traqueal: O respirador é um aparelho que auxilia na respiração do paciente. É importante saber que enquanto estiver "entubado" o paciente não poderá falar. Muitas vezes o paciente toma remédios para dormir a fim de se adaptar melhor ao aparelho.
Bomba de infusão: O aparelho é utilizado para a administração de medicamentos e dieta.
 
Que cuidados o visitante deve ter para entrar no CTI?
 
- É obrigatória a lavagem das mãos ao entrar e sair do CTI, além do uso de capote, disponível na recepção do CTI;
- É proibido tocar nos aparelhos para evitar que sejam desprogramados da função e para não prejudicar o paciente. Para esclarecer qualquer dúvida, consulte a equipe;
- Para trazer qualquer objeto para o paciente, como: rádio, cd, revistas, livros, etc, é preciso consultar a equipe;
- Mais importante que qualquer objeto é o carinho e a atenção da família e dos amigos ao paciente.